sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Vasos Para Honra !!



Jeremias cap 18 .1-6


Introdução.

Do profeta Jeremias

Seu nome  significa “ Yahweh estabelece”.

            Recebeu a chamada quando ainda jovem, foi nomeado e estabelecido “profeta pelo Senhor Deus “. Recebe duas (02)  visões :

1.    Uma vara de Amendoeira – simbolizava a ameaça do governo pelo poder estrangeiro  de Nabucodonosor ;

2.    Um caldeirão fervente cuja boca estava voltada para o

Norte – significando que os invasores viriam do Oriente e atacariam Jerusalém pelo Norte.

Jeremias  viveu  em dias de declínio  e queda do reino de Judá, seu ministério ampliou-se por mais de quarenta (40) anos . Seu senso de missão era muito forte , e ele serviu com grande zelo até o fim, um fim que segundo alguns , foi a morte de um mártir ,ás mãos de sua própria gente .

Situação Espiritual no Período

            O profeta pregou  o julgamento  divino , explicando que este haverá de descarregar-se contra os homens desobedientes (Jr.17.27).Ele lamentava a grande apostasia que invadira Judá, em Jerusalém crianças estavam sendo oferecidas em holocaustos a baal e a moloque.
            Em meio a imoralidade e a idolatria, Judá conseguiu manter sua religiosidade, mas Jeremias proclamou que a lei moral é mais importante do que as práticas religiosas e cerimoniais . O  povo reverenciavam :

1.    A arca (Jr 3.16 )

2.    As tábuas da lei (31.31ss)

3.    O templo ( 7.4,10 ss),
mais estavam afundados na corrupção moral. A confiança de Judá no templo e nos demais símbolos era inútil , sem a santidade e a dedicação da alma aos princípios espirituais.



Essência da Fé .

            Os homens ficam ofuscados e escravizados ás formas religiosas externas,cerimônias e instituições,porém,a fé religiosa genuína é essencialmente  uma condição moral e espiritual, na qual a alma é unida a Deus.
Na casa do oleiro, Jeremias ouviria a voz de Yaweh  e receberia outra revelação que o ajudaria a dar advertências claras ao povo que  se perdia na idolatria-adulterio-apostasia.
            A casa do oleiro era uma olaria onde se fabricavam vasos de barro, localizada no vale de Hinom, ao sul de Jerusalém . A igreja (física e espiritual) é o local propicio ao fabrico de vasos de barro a serem usados para exaltar a soberania de Deus, sendo o Oleiro  o (Espirito Santo) e as rodas (a Palavra de Deus) É lá que temos recebido revelações profundas para esta geração de adoradores, que O adora muita além de denominações, liturgia e dogmas, e finalmente encontramos repouso para nossa alma  nos braços do oleiro.Glória a Jesus !!
            Obedecendo ao mandado de Deus e cheio de expectação sobre o que aconteceria , Jeremias desce(ou seja caminha ) á olaria e encontrou o oleiro a trabalhar arduamente, moldando o vaso, tal como Deus fez por ocasião da  criação do homem. As vezes o oleiro tinha que refazer os vasos e algumas vezes ele lançava fora os vasos em formação,no monte de refugo, assim era a situação de Judá, o povo tinha se estrago a si mesmos , e só o arrependimento permitiria que o mesmo barro fosse retrabalhado,mas, se o povo não se arrependesse, então  o vaso estragado seria jogado fora ao vento , a saber no exílio.
            Ei ! é dessa forma que  Deus trata o seu povo, será que você  não está , sendo amassado nessa adversidade, nesse deserto, no vale , para finalmente se tornar um vaso de barro ,mas de honra. Tenha esperança no Teu Deus, Ele converterá todo mal que pensou de ti em grandes dádivas , há restauração para ti.
            Yahweh é o  oleiro divino e pode fazer o mesmo que o oleiro fazia em seu trabalho e Judá era o barro.
            Um bom barro(cristão) para confecção de vaso de honra é livre de rebelião e apostasias, pode tornar-se um vaso glorioso para ser usado pelo Senhor, um povo especial ,preparado para espalhar o cristianismo a outras nações.Contudo o barro (o cristão) que se estragar ainda pode ser refeito, se houver arrependimento,mas se não houver arrependimento ,o vaso estrado seria rejeitado e jogado fora.
            Deus tem TODO poder, mas lhe agrada condicionar esse poder ao que o homem fizer. Esta passagem é um convite ao arrependimento.
            Ele não é somente o Deus de  Israel , mas também se todos os homens da mesma forma de que é o Criador de todos.
            O povo(cristão)  é capaz de arrepender-se e  isso deverá reverter o processo em SUA VIDA e a destruição se converterá em completa restauração .  Yahweh pode plantar ou derrubar , tudo dependendo de como os homens reajam ao Seu trato.
            O  profeta    a esperança de que Israel finalmente tornar-se-ia  aquilo que Deus queria que ela fosse.
            E eu como profeta deste século vejo esperança para voce , posso te contemplar nas mãos do oleiro , sendo amassado, quebrado , num grande processo , mas vejo também que terminada esta obra , você será um vaso glorioso e de honra para esta geração e finalmente sendo aquilo que Ele pensa de VOCE!

  UM VASO DE HONRA!!!!

Glória a Jesus...





                                                                                           Rosangela





     

Um comentário:

  1. de fato Deus é o todo poderoso, e sempre faz o que é preciso para nos tornarmos vasos de honra .Que te abençoe.

    ResponderExcluir